Algumas imagens...

Algumas imagens...
fotos pessoais, pinturas, obras de arte no geral

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

LOBOTOMIA À MODA DA EDUCAÇÃO


LOBOTOMIA À MODA DA EDUCAÇÃO

 
 

Lobotomia (do grego λοβός [cébrebro] e τομή [cortar]), ou também leucotomia, é uma intervenção cirúrgica no cérebro em que são selecionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. Foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia. A lobotomia foi uma técnica bárbara da psicocirurgia que não é mais realizada. O procedimento leva a um estado de sedação e de baixa reatividade emocional nos pacientes.

Não deu mais!

Sempre me imaginei fazendo algo heroico pelas pessoas quando criança. Queria ser bombeiro, ser astronauta, um cientista ou qualquer coisa do tipo. Até me deparar com a profissão que exerço hoje: PROFESSOR.

O processo de heroificação das pessoas nos nossos tempos modernos acaba sendo o ópio necessário para que avancemos em busca da nossa profissão. Até descobrirmos que são os vilões que ditam as regras e não os mocinhos da história. Contudo, é inimaginável acreditar que as pessoas que receberam uma formação justamente para educar outras pessoas e fazê-las autônomas, seres pensantes, críticos, mantenha uma posição tão obsoleta dessa maneira.

Caiam foram malditas hienas da educação, carniceiros de cérebros putrefatos pela ausência de ar. Cérebros sem nenhuma refrescância.

Quanta hipocrisia guardam dentro de si os que se dizem baluartes da educação, trazendo a tona seus olhares nefastos de bom moço, cidadão perfeito, sabedor de tudo, que está acima do bem e do mal. Enquanto que o segredo consiste em encontrar meios de levando com a barriga aguardando meticulosamente seus salários sorumbáticos no fim da cada mês. Assim, o alívio efêmero que o dinheiro proporciona injeta-lhes uma injeção de hipocrisia anímica e faz com que o “professor” suporte o mês seguinte. 

Caiam fora seus depravadores da sabedoria.

Não se assustem com tanta indignação caros leitores. Não pedi demissão da escola. Pedi demissão do sistema na qual fui diversas vezes tentando a me corromper para que a adaptação ocorresse:

--- O sistema é assim Chico!

--- O sistema é assim Chico!

--- O sistema é assim Chico!

O ser humano é o animal mais adaptável do planeta. Ele se adapta tanto ao que é ruim, quanto ao que é bom e definitivamente o nosso sistema educacional só oferece merda mesmo, inclusive seus feitores.

Não estou disposto a me engessar na argamassa fétida que une os tijolos dessa falsa educação brasileira, a moda da casa!

Eu quero mais, eu quero mais gente, mais ser humano, eu quero mais sabedoria.

Quem disse que instrução é sinônimo de educação?

BALELA DAS GRANDES!

Não se corrompam alunos ao sistema, seja o grito de resistência e gritem alto. Procurem o lugar certo para adquirir conhecimento e podem ter certeza de uma coisa: A ESCOLA DE HOJE NÃO É ESTE LUGAR!

Em pouco menos de um mês fui hostilizado de diversas maneiras: cerceado no método de ensino, no meu material de ensino, no tipo de alunos que ensino (que são chamados de clientela – Pois é! Consumidores de que mesmo?), mentiras, calunias, xingamentos, olhares tortos, bocas torcidas, indiferença e acima de tudo IGNORÂNCIA, principalmente pelos meus próprios colegas de trabalho.

Que vergonha tenho de ter me submetido a isso!

Obrigado ao sábio aluno que me ameaçou, ele foi apenas o estopim. Ele me acendeu o sinal de alerta para outras coisas importantes que já havia esquecido nesses poucos dias, talvez por conta da entorpecencia do sistema: COMO SÃO IMPORTANTES AS MINHAS HORINHAS DE SONO PELA MANHÃ!

 

Chico Carneiro

29/08/2013

10:31 hs...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem somos

Minha foto
icó, ceará, Brazil
Professor e escritor...